Páginas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO

No dia 4 de Outubro de 1991, foi publicado o Estatuto que criou a Ordem dos Médicos Veterinários, dando-se assim, início a um novo marco na História da Medicina Veterinária em Portugal, que determinou como atribuições "a defesa do exercício da profissão veterinária, contribuindo para a sua melhoria e progresso nos domínios científico, técnico e profissional, o apoio aos interesses profissionais dos seus membros e a salvaguarda dos princípios deontológicos que se impõe em toda a actividade veterinária."

Por feliz coincidência, a data que passou a marcar o Dia do Médico Veterinário em Portugal, coincide no calendário litúrgico, com o dia de São Francisco de Assis, nascido na cidade de Assis entre 1181 e 1182 e que morreu no dia 4 de Outubro de 1226.
Místico e pregador, em seu Cântico das Criaturas, chama de irmãos o sol e toda a natureza.
Santo protector de todos animais a quem são atribuídos milagres de cura - que povoam o imaginário como a burrinha Violeta e do seu dono, o menino italiano, Pepino, que pediu ao Papa que mandasse abrir uma passagem na capela da aldeia, para que o animal tão doente, fosse presente ao altar onde estava a imagem de São Francisco de Assis, para que fizesse o milagre e salvasse o animal - é também patrono universal do presépio e foi consagrado recentemente patrono dos ecologistas pelo Papa João Paulo II.

Nesta efeméride não é por acaso que se comemora também o Dia Mundial dos Animais.

Contudo, o patrono efectivo dos Médicos Veterinários é Santo Elói (588 - 660 DC), de origem galo-romana e que exerceu a profissão de ourives e joalheiro de quem é também padroeiro, destinando os seus lucros aos pobres e à Igreja. Fez-se sacerdote no ano de 639 e foi bispo de Noyon-Tour na actual Bélgica, tendo falecido a 1 Dezembro, data que no calendário litúrgico passou a ser comemorada como dia de Santo Elói.
Santo Padroeiro dos Animais
Vestido pobremente, envolto em trapos, um homenzinho magro sentiu compaixão pelas pequenas criaturas de Deus. São Francisco de Assis escolheu viver na pobreza, alegrando-se com a beleza natural do mundo; ensinando a todos a serem generosos com os animais e pássaros.
Através das suas viagens, São Francisco falou do grande amor e cuidado de Deus para com os seus companheiros animais. Durante uma longa viagem de inverno, trouxe mel para as abelhas, trocou o seu manto por um açougueiro para salvar dois coelhos. Estimulou as pessoas a deitarem grãos para os pássaros, e foi visto devolver os peixes de novo para a água. São Francisco foi amado e seguido por muitos animais; pombas, cordeiros, coelhos, e faisões, entre outros.
"A Festa de São Francisco" também é festejada na Catedral de Nova Iorque de São João, o Divino, onde anualmente, mais de 1000 animais são abençoados.
Oração para o meu animal de estimação
Bondoso São Francisco,
Tu que amaste todas as criaturas de Deus.
Para Ti, eles eram irmãos e irmãs.
Ajuda-nos a seguir o teu exemplo tratando todos os seres vivos com ternura.
São Francisco, padroeiro dos animais, olha pelo meu animal e proteja-o.
Amém

Fonte:Bandarravet

Sem comentários:

Enviar um comentário