Páginas

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Intoxicação por Veneno para Ratos


            O uso de rodenticidas é muito habitual no nosso meio para eliminar ratos e outros roedores indesejados, por isso são uma forma comum de envenenamento em cães e gatos quer por ingestão directa do produto ou por caçarem roedores envenenados.
            As substâncias mais usadas como veneno para ratos e outros roedores são:  warfarina, brodifacoun, difenacoun, bromadiolona, entre outros, sintetizados da dicumarina ou dicumarol presente em leguminosas colonizadas por fungos. Todos eles actuam como opositores da vitamina K impedindo a coagulação provocando hemorragias graves por todo o organismo. Isto causa uma morte lenta, tornando-se mais eficaz do que outros raticidas que causam morte imediata. Normalmente são vendidos na forma de pós sem cheiro nem sabor ou como iscos prontos com cores e cheiros apelativos para os animas e nas quais se associam substâncias para inibir a síntese microbiana de vitamina K no intestino dos ratos. A Warfarina é o rodenticida mais difundido e é utilizado para o controlo de esquilos na Inglaterra e no Pais de Gales. Devido à sua acção lenta, é necessária a ingestão de grandes quantidades ou de várias doses do produto para causar a morte de qualquer animal, no entanto, a sua absorção é total e algumas doenças e medicamentos que provoquem deficiência nos factores de coagulação podem fazer com que os animais fiquem envenenados com menos quantidade de rodenticidas.
            Os sintomas apresentados mais frequentemente por animais intoxicados são: fraqueza, depressão, mucosas pálidas, vómito com ou sem sangue, hepatopatias (pois é no fígado que se sintetiza os factores de coagulação), diarreia com sangue, pequenas hemorragias na pele e mucosas (petéquias), sangramento pelo nariz e, por consequência, anemia, taquicardia, dificuldade respiratória devido a hemorragia pulmonar, morte devido a hemorragia cerebral ou generalizada.
            O diagnóstico é feito com base na história do animal, através de análises sanguíneas (provas de coagulação) e também de radiografia e ecografia.
            O tratamento é feito tentando que o animal elimine o produto ingerido, provocando-se o vómito e/ou através de lavagens gástricas, pelo uso de produtos que captem o veneno, administrando fluidos e pela administração do antídoto durante algum tempo. Em casos mais graves pode ser necessária uma transfusão de sangue.

            Para prevenir este tipo de intoxicações deve evitar-se o uso destes raticidas ou rodenticidas em zonas frequentadas por animais e não deixar as embalagens ao seu alcance. No caso dos gatos deve evitar-se que apanhem ratos uma vez que estes além de transmitirem doenças podem estar envenenados.


O Médico Veterinário é o profissional mais habilitado para esclarecer todas as suas dúvidas e aconselhar quais os produtos mais adequados aos seus animais.


* Director Clínico do Centro Médico-Veterinário VilelaVet
francisco.vilela@vilelavet.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário