Páginas

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Furão


Os Furões são animais carnívoros pertencentes à família dos Mustelídeos (Mustela putorius furo), considerado uma subespécie do Toirão (Mustela putorius), parente selvagem do furão e existente em todo o território continental. Devido ao fato de pertencer a uma espécie (Mustela putorius) parcialmente protegida, sujeita a regulamentação especial (Anexo III da convenção de Berna), a sua posse é proibida e sujeita a pena de prisão de 6 meses ou multa até 100 dias. Em Portugal apenas é permitida a sua posse por entidades gestoras de zonas de caça, pois são usados em acções de ordenamento de populações de coelho-bravo. Apesar disso já são bastante vulgares em Portugal pois podem ser importados de outros países com certificados de entrada e onde a sua posse como animal de companhia está autorizada. Nalguns países é já o terceiro animal de companhia a seguir ao Cão e ao Gato.

            Existe alguma controvérsia quanto à sua origem pois não se tem a certeza se o animal teve origem no Toirão ou no Toirão-das-estepes (Mustela eversmanni), existindo mesmo quem considere o Furão e o Toirão espécies diferentes. O cruzamento entre ambos é possível originando híbridos indistinguíveis a partir das suas características externas. Existem vários relatos históricos que garantem a sua domesticação antes do Gato.
            Os Furões são óptimos animais de estimação, inteligentes e limpos. Os machos têm um peso que varia de 1 a 2 kg, as fêmeas são menores e pesam de 600g a 950 g. Têm um tempo médio de vida de 10 a 13 anos. Possuem grande quantidade de glândulas sebáceas espalhadas pelo corpo todo e têm um odor característico, bastante intenso, por mais que se limpe ou se dê banho.
            Os Furões podem ter cores variadas: desde todos brancos até todos pretos. Gostam de viver em companhia com os da sua espécie. Cada Primavera a fêmea entra em cio e obrigatoriamente deve cruzar com o macho a fim de se evitar disfunções hormonais que provocam a sua morte. Outra solução passa por esterilizar a fêmea e evitando também, ninhadas de 12 crias.
            Os furões podem viver em gaiolas e podem ser treinados para ter liberdade em andar pela casa ou pela rua com coleiras próprias. Dormem cerca de 16 a 18 horas por dia mas devem ter uma actividade de 4 horas diárias fora da jaula.
            Quanto à alimentação, os Furões são carnívoros, devendo ser alimentados com rações completas apropriadas.
            Devem ser vacinados anualmente contra a raiva e esgana.
            Com a domesticação, o Furão perdeu grande parte das suas capacidades de defesa e de procurar comida. O Furão doméstico, se solto por sua conta e risco, dificilmente conseguirá sobreviver, por isso nunca o abandone!

"Há uma grande diferença entre a Medicina Humana que trata apenas de uma única espécie e a Medicina Veterinária que trata inúmeras espécies. Alguma vez pensou em dar um medicamento de uso veterinário ao seu filho? Então também não dê medicamentos de uso humano ao seu animal sem prescrição Médico-Veterinária."



* Director Clínico do Centro Médico-Veterinário VilelaVet
francisco.vilela@vilelavet.pt

1 comentário: