Páginas

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Os cavalos dormem de pé?!

Apesar de ser verdade que os cavalos podem dormir de pé não deixa ser uma meia verdade. No fundo os cavalos conseguem ter um sono e descanso mais profundo quando deitados.


            Os cavalos adultos dormem cerca de três a quatro horas por dia, pelo menos duas delas é a dormir em pé. Este tempo gasto a descansar prolonga-se durante todo o dia por períodos de alguns minutos de cada vez.  
            O cavalo deita-se durante um período curto de tempo, mas que permite atingir um grau de sono mais profundo e equivalente ao chamado REM (movimento rápido de olhos). Durante esta etapa todos os músculos estão relaxados e animal deita-se sobre um dos lados do corpo e encosta a cabeça ao chão. O cavalo quando descansa deitado, devido ao seu tórax largo, efectua um grande esforço a respirar daí o barulho audível emitido parecer muitas vezes gemidos. No fundo o cavalo gasta menos energia a dormir em pé e consegue descansar e relaxar perfeitamente graças a detalhes específicos da anatomia dos seus membros, principalmente devido aos "ligamentos suspensores do boleto". Normalmente quando está a dormir baixa a cabeça para ajudar no equilíbrio. Determinadas raças como os cavalos Percheron preferem dormir em pé.
            Esta capacidade praticamente única dos equinos é uma característica seleccionada durante o processo evolutivo, funcionando como um recurso de defesa. O cavalo tem um corpo pesado e aliado à dificuldade em se levantar em caso de perigo estaria mais vulnerável. Dormir em pé ajuda a fugir mais rápido e portanto a defender-se.
            Quando em grupo, nomeadamente na forma selvagem, é habitual verificar que quando alguns cavalos dormem deitados pelo menos um fica de pé a "vigiar", ou seja, partilham responsabilidades na questão defensiva aproveitando para ter um descanso mais profundo.
            Face a este instinto de defesa os cavalos beneficiam de estábulos seguros, sem barulhos e confortáveis com larguras adequadas para poderem deita-se, caso necessário, pois cada cavalo tem o seu próprio "relógio".


O Médico Veterinário é o profissional mais habilitado para esclarecer todas as suas dúvidas e aconselhar quais os produtos mais adequados aos seus animais.

NUNCA administre medicamentos sem aconselhamento Médico-veterinário!

* Director Clínico do Centro Médico-Veterinário VilelaVet

francisco.vilela@vilelavet.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário